terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Peru

Muitos escolhem conhecer o sul do Peru junto com a viagem para a Bolívia, mas como era minha primeira viagem, a princípio iria sozinha e não tinha muito tempo, eu visitei apenas o Peru: de Lima a Cusco.

Em relação a Lima, curtimos pouco da cidade através de caminhadas pelo centro histórico e bares em Larcomar. Ficamos apenas 2 dias num hostel em Miraflores (bairro bem agradável próximo do centro) << se quiser conhecer o sítio arqueológico que fica nos arredores, creio que tenha que ficar mais 1 dia>>.
Por maior que seja Lima, ela guarda algumas particularidades que nos impressionaram logo de cara, como fila para o confessionário e direção baseada em buzinas - esqueça semáforos, setas e tudo que aprendeu na auto escola, sem buzina, melhor não dirigir no centro de Lima..rs

De lá pegamos um ônibus da empresa Cruz del Sur até Paracas (em torno de 2h de Lima). Passamos 2 dias lá para conhecer as Islas Ballestas (riquíssima fauna de beleza impressionante - mais de 200 espécies de aves, incluindo o pelicano peruano que pode medir mais de um metro de altura, pinguins e lobos marinhos), o Candelabro (enigmáticas fendas esculpidas na rocha sedimentada no litoral peruano no caminho do barco entre Paracas e as Ilhas Ballestas) e o Parque Nacional de Paracas (aqui destaco os pássaros e a linda mistura de cores na praia vermelha). Paracas é um vilarejo praiano, bem pequeno, mas muito bonito. Foi sem dúvida um dos pontos altos da viagem <<teria acrescentado 1 dia para conhecer Ica, fomos uns 6 meses após o terremoto que detonou a cidade>>.

De la nós seguimos para Nazca, também 2h de Paracas para ver as linhas de Nazca (um mistério peruano quanto ao motivo da criação, as linhas são desenhos gigantes em formato de macaco, beija-flor, linhas geométricas, dentre outros, feitos no chão através da remoção das pedras avermelhadas da região descobrindo o chão esbranquiçado visível apenas através de sobrevoo), Cemitério de Chauchilla (cemitério milenar que foi destruído devido aos saques de objetos valiosos - acreditava-se que a morte era apenas uma passagem para uma nova vida e por isso as múmias eram enterradas com seus pertences, voltadas para o nascer do sol) e processo de extração de ouro e elaboração de artesanatos.
Sinceramente não me animei muito com o lugar, mas isso é questão de gosto. <<o monomotor que sobrevoa as linhas de Nazca dão um mal estar incrível, então se prepare quanto ao café da manhã e esteja com um saquinho a postos..rs>>

Chegamos em Arequipa após uma viagem de aproximadamente 9h de ônibus (fomos em leito e foi bem confortável).
Essa é uma cidade maior com um centro histórico bem bonitinho, o belo vulcão El Misti ao fundo, boas opções de restaurantes e um mosteiro famoso chamado monastério de Santa Catalina.
Passamos 2 dias lá para aclimatar antes de seguirmos para o Vale del Colca - o pico que circunda o vale tem em torno de 4.300m. Ficamos num vilarejo bem pequeno e bem interessante <<cerca de cactos, rebanho de ovelhas, danças típicas e diversas ofertas de curandeiros>> e depois subimos ao pico para ver o voo dos condores e canyon del Colca.
Nós voltamos para Arequipa e de lá fomos para Cusco mais um longo trecho de umas 10h de ônibus (ainda tivemos a zica do ônibus quebrar no caminho).

Cusco é uma graça! Tem 2 passeios importantes que são: city tour e visita por dois vales sagrados. A cidade é mais turística, repleta de restaurantes, barzinhos e depois de um tempo no Peru, você vai sentir falta disso..rsrsrs
Ficamos uns 2 dias por lá e pegamos o trem até Águas Calientes de madrugada e subimos para Machu Picchu << nós fomos e voltamos no mesmo dia, mas se eu fosse novamente, eu passaria uma noite em Águas Calientes para aproveitar mais o parque que é interessantíssimo>>.
Nós voltamos para Cusco a noite e de lá pegamos um voo de volta para Lima e de lá para São Paulo.
Importante comprar o ingresso do parque com antecedência. Os outros passeios você pode reservar na hora ou com pouca antecedência. Na época, um hostel me ajudou com os vouchers, mas esse hostel fechou, então recomendo que veja se algum hostel em Lima pode te ajudar com as reservas ou indicar as agências, caso não queira deixar para a última hora.

Lima
Lima

Ilhas Ballestas

Parque Nacional de Paracas

Paracas

Linhas de Nazca

Cemitério de Chauchilla

Arequipa

Vale del Colca
Vale del Colca

Cusco

Machu Picchu





Nenhum comentário:

Postar um comentário