terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Portugal

Ai que saudades de Portugal...
Eu me hospedei no Home Lisbon e adorei! O hostel é normal, nada de mais: 3 andares de um prédio antigo localizado entre a Baixa e o Chiado com fácil acesso a restaurantes, transportes e lojas..., mas os jantares da Mama servidos todas as noites conquistam qualquer um! Ela é uma graça, junta todos numa grande mesa, conversa com cada um e faz comidas deliciosas. Quando fui em ago/13 eram E$10,00 incluindo entrada, prato principal, uma bebida (taça de vinho, cerveja ou água), sobremesa e um cálice de vinho do porto ou ginja (Portugal é péssimo para a galera do regime, todo é muito gostoso e barato). 
Lisboa tem uns  2 ou 3 percursos de Walking Tour, eu fiz o por Alfama e gostei bastante. Aliás, gosto de fazer esses tours no primeiro dia pra conhecer pessoas e aprender a andar na cidade.
O trem de Chiado para Belém sai do Terreiro do Paço (ou Praça do Comércio - nessa primeira foto abaixo). Demora bastante, todo mundo quando chega corre para a tradicional Casa Pastéis de Belém e forma uma fila gigante. O que recomendo é: vá para o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Monumento aos Descobrimentos e depois vá a Casa dos Pastéis de Belém. Você vai conseguir pedir e comer com calma, sem tumulto, o delicioso pastel quentinho servido com açúcar e canela (e olha q nem sou tão fã assim dos doces portugueses, mas esse é imbatível).
A cidade é bem fácil de locomover e conhecer. Dos bairros que conheci: no Bairro Alto você encontra o agito noturno com diversos bares e restaurantes, na Alfama você encontra um bairro mais típico com mirantes, restaurantes e casas de fado e no Chiado um centro comercial.
Na estação de trens do Rossio você pode comprar um ticket que te levará a Sintra. Outra bela região de Lisboa. Boa de andar, de comer e de ver quintas, castelos e artesanatos.
Em Sintra eu me encantei com a Quinta da Regaleira. Essa imensa e linda propriedade foi de um carioca filho de portugueses. Fica bem próxima do centro histórico de Sintra e é composta por capela, bosque, gruta, torre, esculturas, galerias subterrâneas, labirintos, e claro, palácio.
Lá também é possível visitar as muralhas e o Castelo dos Mouros - castelo medieval construído pelos muçulmanos nos tempos da invasão da península ibérica e o Palácio de Pena – bonita construção sobre rochas, belo mirante, mas sou da opinião de quem já viu um palácio já viu todos (não é algo que me anime muito). Para ambos você precisará pegar um ônibus no centro histórico que subirá até as montanhas.
Depois do gostinho de Lisboa, eu segui para o Faro, porque queria conhecer o Algarve e a região dos Lagos.
Faro não tem absolutamente nada pra fazer, me hospedei lá, mas me arrependi. É definitivamente apenas uma região de trânsito do aeroporto para as outras regiões do Algarve.
Do Faro é possível pegar um trecho de uns 40 minutos de barco até a ilha do Farol e Culatra. Não é preciso comprar o ticket com antecedência, basta ver os horários de saída. A ilha tem uma vila de pescadores muito bonita e tranquila. No verão é bem concorrido, mas basta andar um pouco e sair da entrada da praia (onde os barcos param) para ter largos trechos sem companhia a vista.
E do Faro também saem trens para a belíssima região dos Lagos.
Eu gostei tanto dessa região que voltei 2x, primeiro fiz o passeio de barco pela costa dourada (como cheguei tarde do barco, a maré estava baixa e não dava para atravessar todas as praias pelas falésias). No dia seguinte eu cheguei bem cedo, consegui pegar as praias ainda desertas, andei por elas e depois sobre toda a costa até a Ponta da Piedade.  
A região dos Lagos me pareceu bem movimentada tanto de dia quanto a noite, muito mais negócio que a morta cidade do Faro.
Todos os portugueses que eu conheci, seja aqui ou lá me disseram para ir para o Alentejo (e alguns de lá me falaram sobre as Ilhas de Açores), mas eu já tinha programado a viagem e não tive tempo de ir. Essas são as minhas desculpas para voltar pra lá.



Lisboa

Lisboa

Belém

Belém 
Belém

Belém

Belém

Belém

Belém

Lisboa

Lisboa

Lisboa

Jantares com a mama em Lisboa

Sintra

Sintra

Sintra

Sintra

Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Castelo dos Mouros - Sintra

Sintra

Castelo da Pena - Sintra

Castelo da Pena - Sintra

Castelo da Pena - Sintra


Lisboa

Lisboa

Lisboa

Faro

Lagos

Lagos


Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos



Ilha do Farol

Ilha do Farol

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário