sexta-feira, 6 de março de 2015

Bolívia

Chegamos na Bolívia por Santa Cruz de la Sierra - cidade quente, úmida e sem muitos atrativos. Ao meu ver não vale mais do que um dia e serve como ponto de passagem.
De lá pegamos um voo de 1h até La Paz (aqui mesmo no verão eu recomendo que você leve blusas, porque venta bastante).
Em La Paz dá pra fazer quase tudo em torno do centro histórico a pé: Mercado de las Brujas (com suas tendas de artesanatos, roupas, comidas e bichos empalhados), Igreja de São Francisco, Praça Murillo e seus milhares de pombos, a minúscula e bela Calle Jaén, o Parque Mirador Montículo e diversos museus. De passeio fechado, eu recomendo o Monte Chacaltaya onde poderá ver neve no verão e belas paisagens dos Andes e o sítio arqueológico Vale de La Luna (as agências vendem esses dois passeios juntos).
Após 3 dias em La Paz, nós pegamos um ônibus rodoviário em direção a Copacabana (em torno de 4h porque é necessária a travessia de um trecho de balsa). Copacabana é bem pequena, tem bons restaurantes e lojas de artesanato (lá nós nos hospedamos no hotel chamado La Cupula com uma linda vista para o lago Titicaca).
No dia seguinte nós pegamos o barco até o lado norte da Isla del Sol (pra mim o lado mais bonito, mas com precárias opções de hospedagem - ficamos num quarto com banheiro do lado de fora - com água fria, limite de tempo de banho e que tinha a luz desligada à partir das 20h da noite). No dia seguinte andamos em torno de 3h a 4h até o lado sul (há uma pequena taxa a ser paga no meio do caminho e não carregue muita bagagem! a trilha é bem marcada, fácil, mas tem subidas e escadarias em que o peso da mochila pode incomodar).
De volta a La Paz nós pegamos um ônibus noturno até Uyuni (em torno de 10h de viagem). Aqui a aventura é garantida: uma bagunça na guarda das bagagens e tem pessoas que carregam muitassssss - não sei se comerciantes ou moradores de Uyuni, a precária estrada que faz com que o ônibus sacoleje o tempo todo e assustadora direção dos motoristas.
Chegamos sãos e salvos em Uyuni por volta das 7h da manhã. Procuramos um hotel para nos hospedarmos na volta do passeio (pois são 3 dias de viagem com apenas 1 banho incluso e o retorno previsto é para às 18h - não queríamos procurar opções de hotéis quando cansados, sujos e famintos), rodamos a praça principal atrás de uma agência para fazer o passeio pelo Salar (os preços são os mesmos e o horário de saída também - por volta das 10h30, o que muda é a existência ou não de banhos ao longo do passeio e o tipo de hospedagem).
O passeio de 3 dias saindo de Uyuni é incrível (e todo mundo diz que o de 4 dias até o Atacama é ainda melhor, mas faltou informação de como voltar até a Bolívia novamente e nós tínhamos poucos dias de viagem):
- no 1º dia todo mundo fica brincando no cemitério de trens, depois segue para o Pueblo Colchani para comprar artesanatos, almoça no antigo hotel de sal (comida previamente preparada e trazida pelo seu jipeiro), segue para as belas paisagens do Salar e Isla del Pescado (ilha com cactus gigantes).
- no 2º dia é dedicado as lagunas: Cañapa, Hedionda, Charcota, Honda, Ramaditas e Colorada e passagem pela Árvore de Pedra.
- o 3º dia é o dia de madrugar para ver os gêiseres, de lá se segue para a piscina termal, Laguna Blanca, Laguna Verde e retorno para Uyuni.
De Uyuni nós seguimos para Potosí e Sucre, mas sinceramente não pararia nessas duas cidades se eu fosse novamente. Já estávamos bem cansados e são cidades pequenas. De atrativos há a história que pode ser conhecida através dos museus e igrejas (principalmente em Potosí, o auge da cidade devido a exploração da prata até a situação atual - visite a Casa da Moeda).
Em Sucre nós compramos um voo que levaria 40 min até Santa Cruz de la Sierra e nós tínhamos umas 5h após a chegada até o nosso voo para São Paulo. Mesmo se atrasasse, nós conseguiríamos pegar outro voo e chegar a tempo. Não tinha erro, certo? Sim, tinha. A companhia não nos avisou que o voo de Sucre para La Paz foi desviado para atender uma demanda em La Paz e que atrasaria no mínimo 6h,. Só nos pediram para aguardar. Quando nos avisaram o ocorrido, já não haviam outros voos de outras companhias para comprarmos (todos os voos saem pela manhã) e não tínhamos como pegar o nosso voo para São Paulo com esse atraso. Foi uma tremenda dor de cabeça, passei horas discutindo, as companhias não se responsabilizam pelos avisos de atrasos e dizem que os turistas deveriam saber que em toda a América Latina não se pode reservar 2 voos para o mesmo dia - mesmo com muitas horas de diferença, porque atrasos são muito comuns e os voos podem até ser adiados para o dia seguinte. Depois de muita insistência nós conseguimos hospedagem pela companhia aérea em Santa Cruz de la Sierra até a remarcação do voo.
Outro aviso importante é: coma apenas alimentos cozidos, não tome água da torneira, não tome nada com gelo e leve remédios para vômitos e diarreias. Muitas pessoas passaram mal ao longo da viagem.