segunda-feira, 2 de março de 2015

Brasil - Bahia

Eu não gosto de carnaval e tudo que ouvia sobre a Bahia era: carnaval e Morro de São Paulo, por isso eu não esperava gostar tanto quanto eu gostei.
Que os baianos tem um outro ritmo é fato, mas no bom sentido também: super agradáveis, simpáticos e alegres. Um dos exemplos foi o pronto atendimento da solicitação de antecipação de voo, sem filas e burocracias, além das dicas do pessoal em Morro de São Paulo quanto ao outro lado da ilha: Gamboa.
O voo de ida foi com destino a Ilhéus e digo que é estranho pousar tão próximo do mar (deu uma enorme sensação de que ia parar na água). De lá, pegamos um táxi até a rodoviária e seguimos de ônibus para Itacaré (o ônibus atrasou e quase dobrou o tempo de 1h40 de viagem).
O centro de Ilhéus é bem bonitinho e tem vários restaurantes deliciosos. Se estiver por lá, não deixe de ver a roda de capoeira que rola às quartas às 20h atrás do Jungle bar.
Como pegamos muita chuva em novembro, nós fomos apenas para as praias mais próximas: Concha, Resende, Tiririca e Ribeira e fizemos um passeio pelas ilhas da baía de Camamú (debaixo de chuva mesmo). Queria muito ter ido para o Pontal de Maraú, mas não consegui por causa do tempo - essa é uma desculpa para voltar.  
Para Morro de São Paulo, nós pegamos um ônibus que levou em torno de 3h até Valença e depois uma lancha rápida que levou uns 30min até lá. 
A ilha é linda: as praias 1ª, 2ª, 3ª e 4ª são bem bonitas e tudo muito perto, mas o agito maior fica concentrado na praia 2ª, tem uma falésia em que o pessoal se lambuza de barro, mirante ao lado do farol com vista para a praia 2ª, bares a beira mar e centro comercial. No bar Toca do Morcego você poderá ouvir uma musiquinha ao vivo e assistir ao pôr do sol. Se tiver pique, dá pra ir caminhando pela praia até Gamboa (e voltar de barco, porque é puxado..rs).
Até Salvador basta pegar o catamarã que faz a viagem em umas 2h a 3h e se preparar para o enjoo. O trecho é bonito. Vale muito a pena ficar na parte de fora, nem que seja em prol do seu estômago.
Salvador é cidade grande. O Pelourinho é bonitinho e tem milhares de restaurantes e mulheres vendendo colares (se não quiser comprar, não aceite fitinha gratuita - essa é a isca!). Lá você poderá visitar a casa de Jorge Amado, o Convento do Carmo e pegar o Elevador Lacerda até o Mercado Modelo. O farol da Barra é bem bonito também e vale assistir o pôr do sol por lá. Na lateral esquerda há uma rua com muitas opções de restaurantes e bares. No bairro Rio Vermelho você poderá comer o famoso acarajé Da Dinha e assistir uma peça de teatro na desativada Igreja de Santana.



Itacaré

Itacaré

Itacaré

Itacaré

Itacaré

Itacaré

Itacaré

Itacaré

Itacaré

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo


Toca do Morcego


Vista da Toca do Morcego

Barco de Morro para Salvador - super enjoativo


Pelourinho - Salvador

Pelourinho - Salvador

Pelourinho - Salvador

Mercado Modelo - Salvador

Farol da Barra

Farol da Barra

Pôr do Sol no Farol da Barra

Pôr do Sol no Farol da Barra


Anoitecer em Salvador

Peça "O compadre de Ogum" na Igreja de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário