domingo, 1 de março de 2015

Brasil - Rio de Janeiro

Ao contrário do que costumam dizer, meu encanto pelo Rio de Janeiro não foi a primeira vista. Fui ao Rio com a minha irmã para acompanhá-la numa entrevista de emprego e a receptividade foi zero: as informações vinham com uma dose de má vontade no centro da cidade, o recepcionista do hostel de Botafogo onde nos hospedamos nos orientou a não ficar andando por ali, porque notariam que éramos turistas e poderíamos ser assaltadas, o atendimento nos restaurante não foi lá essas coisas (continuo achando o mesmo) e o ônibus? eles passavam no meio da rua e pouco se importavam com as pessoas dando sinal (isso quando não mudavam bruscamente para pegar alguém no ponto).
Depois alguns anos conheci uma carioca num intercâmbio na Nova Zelândia e ela me mostrou um outro lado da cidade. Me hospedei na zona sul para facilitar a locomoção e pude conhecer diversos lugares incríveis como Parque Laje, o Parque da Cidade e o MAC em Niterói, Parque das Ruínas e as galerias e restaurantes de Santa Teresa, a Vista Chinesa, Urca, a Barra, Praia da Reserva, Prainha e Petrópolis.
Sempre me perguntei se teria a mesma impressão do Rio que tenho hoje se não tivesse conhecido a cidade com uma local.
O que posso dizer em relação a segurança: mesmos cuidados que tenho que ter em São Paulo (bom ter informações sobre onde andar, melhor ainda se andar com um carioca).
Sobre beleza natural: imbatível. Mesmo sendo um estado relativamente pequeno, as paisagens são incríveis (Arraial do Cabo está entre as praias mais lindas que visitei).
Sobre vida noturna: é muito quente, não tem como não sair a noite então há muitas opções de bares e boa parte lotado. Pra quem gosta de festas também há muitas opções (Eu que sou velhotinha e costumo "morrer" às 3h da manhã passei das 21h às 6h da manhã no Rio Scenarium: 3h andares com show ao vivo, pista e lounge. O samba da Pedra da Sal também é altamente recomendado, pena ser de segunda).
Se puder a evite durante o verão e feriados, a cidade fica repleta de turistas, os preços vão às alturas, você não conseguirá curtir as praias direito e estará mais suscetível aos perigos de uma cidade grande.
Em relação as praias, por mais famosas que sejam, as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon estão longe de ser as mais bonitas da Capital. As praias da Reserva, Prainha e a da Barra me agradaram muito mais.
Pra quem gosta de Jazz, todo final de maio rola um festival incrível na cidade de Paraty. Se for, aproveite a manhã para um passeio de barco para as ilhas de Paraty.
Por mais famosa e agitada que seja Búzios (principalmente a noitada), as praias de Arraial do Cabo são lindíssimas e valem a visita (praia do Forno, Praia do Farol, prainhas e o Pontal do Atalaia e pôr do sol na Praia Grande) - há belos pontos de mergulho também. Se estiver por lá, não deixe de conhecer (alerta: a vida noturna de Arraial é inexistente e sinceramente não acho que valha a pena conhecer Cabo Frio).
Sobre o friozinho de Petrópolis? inexistente, pelo menos no dia em que fui..rsrs A cidade é uma graça, vale a visita na casa de Santos Dumont, Museu Imperial e a Fábrica de Chocolates Patrone.

São Conrado

Barra da Tijuca

Paraty Jazz Festival - Cabaré 3 Vinténs e Chaiss na Mala

Igreja da Penha

Rio de Janeiro 
Parque das Ruínas

Corcovado

Copacabana

Arpoador

Leblon

Rio de Janeiro

Arcos da Lapa

Bonde de Santa Teresa (desativado)

Parque das Ruínas

Vista Chinesa

Parque Laje

MAC - Niterói

MAC - Niterói

Parque da Cidade - Niterói

Prainha

Selarón - responsável pela escadaria da Lapa

Muvuca no Cristo

Paraty

Bourbon Festival Paraty

Paraty

Paraty

Paraty

Ilhas de Paraty

Ilhas de Paraty

Ilhas de Paraty

Cabaré 3 Vinténs e Chaiss na Mala

Petrópolis

Petrópolis

Petrópolis

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário