segunda-feira, 30 de março de 2015

Brasília, Chapada dos Veadeiros e Cavalcante


Tudo começou com a compra da passagem de São Paulo para Brasília, o horário de chegada do voo era as 11h, os ônibus de Brasília para Alto Paraíso partiam às 10h (já teria partido) e às 21h com um horário de chegada horroroso (oficialmente por volta da 0h/1h, mas depois descobri que não dá para confiar no horário dos ônibus da Real Expresso - atrasam horas, a companhia tira ônibus da linha sem aviso...).
Como eu não dirijo e era a única que chegaria no sábado, uma amiga me indicou o grupo "Conexão Chappada - BSB - Transporte Solidário" de carona de Brasília para Alto Paraíso ou São Jorge (https://www.facebook.com/groups/240194479350012/) e para minha grande surpresa ele funciona muitíssimo bem (ou tive sorte, não sei..rs). Conheci um pessoal super gente boa e ainda consegui conhecer um pouquinho de Brasília enquanto aguardávamos duas pessoas que chegariam às 14h.
Se a sua ideia for conhecer Brasília saiba que precisará alugar/ter um carro, fazer o passeio por aqueles ônibus abertos que saem do Brasília Shopping (entrada lateral voltada para o setor hoteleiro norte) ou do estacionamento à direita da fonte da Torre de TV (sentido Congresso Nacional) ou por alguma outra companhia turística, porque ônibus de linha não são viáveis.
De Brasília para a Chapada dos Veadeiros são umas 3h de viagem. Lá você poderá se hospedar em Alto Paraíso (onde ficam as cachoeiras de Loquinhas) ou São Jorge (onde fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros). Eu me hospedei no Camping e Hostel Jardim Nova Era e gostei muito.
Geralmente as opções de Alto Paraíso são mais baratas e a cidade é menos roots do que São Jorge (pegamos muita chuva no carnaval e as ruas de São Jorge viraram cachoeiras no dia em que fomos ao Parque Nacional).
O que visitei e super recomendo:
- Passeio de 4x4 para Cavalcante: tem que ser um carro maior, porque no caminho você passará por pequenos canais e muitas pedras. Lá você poderá conhecer as duas incríveis atrações da região: Lagoa Azul e cachoeira de Santa Barbara. Você também conhecerá a comunidade Quilombola.
- Cachoeira da Loquinhas: são 2km de trilha entre ida e volta e quase todo o caminho é feito por uma passarela de madeira, facilitando o acesso para crianças e pessoas com dificuldade de mobilidade. Lá você poderá ver e se banhar em diversos poços bem marcados ao longo do caminho.
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: chegando lá você terá que escolher qual caminho seguir:
a) Trilha dos Saltos de Rio Preto (4 a 6h pelas setas amarela), onde poderá ver duas belas cachoeiras de 120m e 80m.
b) Trilha dos Cânions e Carioquinhas (4 a 6h pelas setas vermelhas), onde poderá ver a Cachoeira das Cariocas e Cânion I e II (como fomos no período de chuvas, parte do caminho estava fechado).
c) Travessia das Sete Quedas: 2 a 3 dias de trilha para completar 23km de percurso pelas setas laranjas.
- Vale da Lua: formações rochosas únicas cavadas pelas corredeiras do Rio São Miguel.


Poço azul - Cavalcante
Camping e Hostel Jardim da Nova Era em Alto Paraíso - Chapada dos Veaderos
  
Pontão do Lago Sul - Brasília 
Pontão do Lago Sul - Brasília

Jardim Botânico de Brasília

Jardim Botânico de Brasília

Jardim Botânico de Brasília

Jardim Botânico de Brasília

Palácio da Alvorada - Brasília

Palácio da Alvorada - Brasília

Congresso Nacional - Brasília

Catedral de Brasília

Memorial JK - Brasília

Uma das cachoeiras da Loquinhas - Chapada dos Veadeiros

Outra cachoeira da Loquinhas - Chapada dos Veadeiros

Mais uma das cachoeiras da Loquinhas - Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Jardim de Maitreya - Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira de Santa Barbara - Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário